Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Nesse episódio discutimos sobre as questões do filme Red: Crescer é uma fera! Com a participação da queridíssima Isabella Alencar (@bel.blioteca), refletimos sobre os ritos de passagem da puberdade, a relação com a escola, família e a vivência feminina em todo o contexto. Além, é claro, da nostalgia ao relembrar da nossa adolescência dos anos 2000. 
 
Financiamento coletivo: apoia.se/perdidosnafilosofia
 

Indicações:

Filmes:

Red: Crescer é uma fera (2022) 
Bao (2018)
O Abraço do Panda: A Fera Vermelha (2022)
Soul (2020)
A Viagem de Chihiro (2001)
RED – Aposentados e Perigosos (2010)
 

Séries:

Gilmore Girls (2000)
Merlí (2008)
Jane The Virgin (2014)
 

Livros:

Pequena coreografia do adeus (2021) – Aline Bei
O mundo de Sofia (1991) – Jostein Gaarder
A Filosofia na Alcova (1795) – Marquês de Sade 
 

Quadrinhos:

Laura Dean vive terminando comigo (2020) – Mariko Tamaki  Ilustração: Rosemary Valero-O’Connell
 

Música:

Esther Ofarim – She´s leaving home – https://www.youtube.com/watch?v=6btj6uX9qu8
Malandragem – Cássia Eller – https://www.youtube.com/watch?v=TlGZai-wge4
Ovelha Negra – Rita Lee – https://www.youtube.com/watch?v=XyveLQfO9XA
 

Autores citados:

Chimamanda Ngozi Adichie, Foucault, Sojourner Truth, Lelia Gonzales.

 

Episódios Relacionados:

 

Divulgações:

Poéticas do Ventre: Curso de Dança com Raquel Rocha.
Aconchego Filosófico no canal FDR às terças e quintas 16h30.
https://fdr.org.br/canalfdr/tvaovivo/
Maio de cursos no INSTITUTO MÁTHEMA https://mathema.com.br/

Convidado

Isabella Alencar

Aqui vem a bio do convidado

Perdidos nesse episódio

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Isabella Alencar

Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.