Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Neste episódio conversamos com Victor Marques, professor, pesquisador e editor da Jacobin Brasil, sobre a Vida e a Obra de Mark Fisher. Batemos um papo sobre como evitar o lento cancelamento do Futuro, o papel da Luta de classes, do pop e do punk nessa confusão de possibilidades de futuro em um tempo onde é mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo. Vem conferir com a gente como Matar um Zumbi chamado capitalismo!

Financiamento Coletivo: apoia.se/perdidosnafilosofia

Indicações do Episódio

Livros:

O Realismo Capitalista: Mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo (2020) – Mark Fisher

Os Fantasmas da Minha vida: Escritos sobre depressão, demonologia e futuros perdidos.(2022) – Mark Fisher

Multidão: Guerra e Democracia na Era do Império (2005) Antônio Negri e Michael Hardt

Império ( 2001) Antônio Negri e Michael Hardt

Depois do Futuro ( 2019) Franco Berardi

A Hipótese Comunista ( 2009) – Alain Badiou

Happycracia: Fabricando Cidadãos felizes ( 2022) –  Edgar Cabanas e Eva Ilouz

O Mapa da Ideologia (1996)- Slavoj Zizek

O velho está morrendo e o novo não pode nascer (2020) – Nancy Fraser

Links:

Jacobin Brasil : https://jacobin.com.br/

Blog k-punk: http://k-punk.abstractdynamics.org/

Animações:

Cowboy Bebop ( 1998)

Bandas:

Punhos de Maine

The cure

Plastic Noir

Mercenárias

Sepultura

Anitta

Playlist Mark Fisher: https://open.spotify.com/playlist/1KGmBSGlS0ARrbCvlXlCM5?si=WYPkqwTcSVi_y42w2kki-Q&utm_source=copy-link

Episódios Relacionados:

#40 – Os Desafios da Ciência em Não Olhe Pra Cima

#31 – Marcuse e o Universo Unidimensional da Marvel

#12 – Cybercultura e Cyberpunk

Convidado

Victor Marques

O Victor é um sujeito sorridente, sabe demais sobre Mark Fisher e bateu um papo massa com a gente sobre esse autor e as questões que atravessam o fim do capitalismo.
Muito obrigada por topar bater esse papo com a gente!! Admiramos demais o trabalho feito na @jacobinbrasil e publicações feitas na @autonomialiteraria .

Perdidos nesse episódio

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Mateus Nascimento

Mateus Nascimento é graduado em Filosofia pela UECE, músico e produtor musical, além de colecionador de discos e pesquisador de musicalidades. É também editor e host do podcast Perdidos na Paralaxe.

Maneu Messias

Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.