Descrição do Episódio
Neste episódio conversamos com o André Lage (@andre.lage) pra tratar de saúde mental e a exigência de produtividade nesse contexto de fim de isolamento social. Falamos sobre burnout, depressão, a cilada das redes sociais e problemas de sociabilidade. Então vem compartilhar a sensação de que precisa recuperar o tempo perdido com a gente!
Financiamento Coletivo: apoia.se/perdidosnafilosofia
Indicações do Episódio:
A nova razão do mundo – ensaio sobre a sociedade neoliberal – Christian Laval, Pierre Dardot (2016)
Paula Sibilia – Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão
Sherry Turkle – Connected, but alone?
Eugênio Bucci – A super indústria do imaginário
Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak – Série de encontros do grupo SELVAGEM Ciclo de Estudos sobre a Vida: “Ciclo dos Sonhos”
Playlist do YouTube com todos os encontros
ESTAMIRA (Brasil, 2005) – Documentário
Ruptura (A Serie) (2022)
Sêneca – Da Tranquilidade da Alma
Indicações sem indicações: “Ouça histórias” e “Perca seu tempo”.
Episódios Relacionados:
#36 – A Lógica Sacrificial em Round 6
Convidado

André Laje
Perdidos nesse episódio

Débora Fofano
Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também pesquisa filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)

Maneu Messias
Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.