Descrição do Episódio
Neste episódio conversamos com o Professor Lukas (@professorlukas)sobre os diversos aspectos do sertanejo, sobre sua origem interiorana brasileira, as vertentes musicais, a novela Pantanal e as polêmicas recentes, sobretudo envolvendo a cantora Anitta e sua tatuagem.
Financiamento Coletivo: apoia.se/perdidosnafilosofia
Indicações do Episódio:
Filmes:
Os dois filhos de Francisco (2005)
O veneno está na mesa 2014 – silvio tendler
Muito além do peso (2012)
Fenômeno sertanejo (2020)
Chitãozinho & Xororó 50 anos (2022)
Cantores:
Tonico & Tinoco, Almir Sater, Pena Branca & Xavantinho, João mineiro e marciano, Zezé di Camargo &Luciano , Gusttavo lima, Zé neto &Cristiano, Sérgio Reis, Eduardo Costa, Sandy & Júnior, Amado Batista, Marilia Mendonça, Maiara & Maraísa, Naiara Azevedo.
Novelas:
Renascer (1993)
Pantanal (1990 e 2022)
Música:
Lourenço e Lourival- O Ypê e o Prisioneiro https://www.youtube.com/watch?v=Yn7Horoi1eI
Autores citados e Livros:
Bauman, Benjamim, Jameson Hans Jonas, Paulo Freire
Introdução à sociologia da música – Adorno. Ed. Unesp, 2011
Marilena chauí – O que é ideologia. Primeiros Passos, 2001
Gilles Lipovetsky – A era do vazio
Zizek – O mapa da ideologia
O mal estar na cultura – Freud
Sustentabilidade – Leonardo Boff
Episódios relacionados:
#39 – Bakhtin e o Carnaval do Deboche
Convidado
Professor Lukas
Perdidos nesse episódio
Débora Fofano
Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também pesquisa filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.
Reinaldo Feurhuber
Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.
Manuh Beserra
Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!