Descrição do Episódio
Continuando nosso especial de diretores, trouxemos o mais sangrento de todos: Quentin Tarantino. Ao lado do Raphael do Guia do Cinéfilo, vamos falar sobre a mistura de influências que compõem a cinematografia deste diretor, debater sobre os aspectos da violência em suas obras, o entrelaçamento entre realismo e ficção, polêmicas e muito mais!
Indicações do Episódio
Filmes do Tarantino:
Cães de aluguel – 1992
Era uma vez em …Hollywood – 2019
Pulp Fiction: Tempo de violência – 1994
Kill Bill volume 1 – 2003
Kill Bill volume 2 – 2004
Os 8 odiados – 2015
Django livre – 2012
Jackie Brown – 1997
À prova de morte – 20007
Filmes de outros diretores
Oldboy – Park Chan-wook 2003
Assassinos por natureza – Oliver Stone 1994
Mãe! – Darren Aronofsky 2017
Carrie, a estranha – 1976
Olha quem está falando – Amy Hekerling 1989
Embalos de sábado à noite – John Badhan 1978
Grease – Randal Kleiser 1978
A outra face – John Woo 1997
Georgetown – Christoph Waltz 2021
Oito e meio – Frederico Fellini – 1963
Bacurau – Kleber Mendonça Filho e Júlio Doneles – 2019
Abril despedaçado – Walter Sales 2001
Tarantino’s Mind – direção coletivo 300 ML
Amor à queima roupa – Tony Scott 1994
Aos nossos filhos – Maria de Medeiros 2022
Boa sorte Leo grande – Sophie Hyde 2022
Milenium: Os homens que não amavam as mulheres – David Fincher 2012
Livro:
O cinema de Quentin Tarantino – Paulo Batista
Episódio citado:
#44 Cor e glória em Almodóvar
Indicações de episódio para ser gravado: Nicolas Cage
Música:
Prostituto – Deize Tigrona
Indicações do episódio
Indicações do episódio
Convidado
Raphael Camacho
Cinéfilo de carteirinha, o Raphael Camacho é aquele cara que conhece bem o mundo do cinema. Apesar de ser de exatas, foi conquistado pelo universo mágico da sétima arte. Há 10 anos escrevendo para Cinepop, ele consegue trazer boas reflexões porque sempre esteve perto desse mundo do audiovisual enquanto programador de sala de cinema e com diversos trabalhos dentro do audiovisual brasileiro. Acabou virando influencer com o projeto Guia do Cinéfilo e hoje está conosco para falar da mente real e ficcional de Tarantino!
Perdidos nesse episódio
Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)
Manuh Beserra
Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!
Raquel Rocha
Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.