Descrição do Episódio
Neste episódio nosso papo é sobre Violência de Gênero. Convidamos a Adriana Franco para debater sobre as diversas violências vividas pelas mulheres, sejam elas psicológicas, sexuais, físicas ou simbólicas. Falamos das lutas das mulheres pelo reconhecimento em todas as esferas da sociedade, trazendo também casos de violência que repercutem fortemente na mídia, além de séries e filmes que abordam essa temática. Confira!
Indicações do Episódio
Séries:
Intimidade (Netflix)
Coisa mais linda (Netflix)
Não foi minha culpa (Star plus)
Bom dia Verônica (Netflix)
Dois verões (Netflix)
Sex Education (Netflix)
Inacreditável (Netflix)
Anne, with an E (Netflix)
O pacto brutal: o assassinato de Daniela Perez (HBO Max)
Filme:
Democracia em Vertigem – Petra Costa – 2019
Podcast:
Praia dos ossos
Episódios citados:
#43 Red: crescer rompendo tabus.
#43 Cine brucutu, na Estética da testosterona.
Vídeos:
Socorro feirante (Youtube)
Claudia Raia sobre etarismo (Instagram)
Madonna performance: Music (The Tonight Show)
Manuela d´Àvila (Programa Roda Viva)
Autoras:
Ângela Davis
Patrícia Hill Collins
bell hooks
Manuela d´Ávila
Leitura:
Garota, mulher e outras – Bernardine Evaristo. Editora Companhia das Letras
Calibã e a bruxa – Silvia Federici. Editora Elefante
Mulheres e caça às bruxas – Silvia Federici. Editora Boitempo
Ensinando a transgredir – bell hooks. Editora WMF Martins Fontes
* “A Lei Carolina Dieckmann é a Lei Nº 12.737/2012 e é uma alteração no Código Penal Brasileiro voltada para crimes virtuais e delitos informáticos”.
**EM CASOS DE VIOLÊNCIA LIGUE: 180!!!!
Indicações do episódio
Indicações do episódio
Convidado
Adriana Franco
A Adriana Franco é jornalista, assessora de imprensa, dona e proprietária dela mesma, que com muita simpatia e referências culturais conversou com a gente sobre o tema da violência de gênero. Adriana trouxe o seu olhar sobre ser mulher na nossa sociedade e refletiu conosco a partir de séries, livros e acontecimentos sociais que marcam a nossa existência feminina. Nós adoramos o papo e a oportunidade de debater sobre esse tema e já queremos mais conversas com ela.
Perdidos nesse episódio
Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)
Manuh Beserra
Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!
Raquel Rocha
Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.