Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Neste episódio conversamos com o Alex Sousa sobre os planos de governo para a Educação dos candidatos à Presidência da República Simone Tebet, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Este episódio faz parte da série Desenrolando as Eleições, uma iniciativa que é  fruto da colaboração entre cinco podcasts nordestinos que se juntaram para divulgar conceitos relacionados à política institucional e debater os programas de governo dos principais candidatos à presidência. Ao longo de nove episódios, a série vai debater sobre política, cultura, saúde, educação, igualdade de gênero e meio ambiente. Além do Perdidos, participam do projeto os podcasts @podcastcalumbi (da Bahia), o @desteoriza (de Pernambuco), o @elaspesquisam (do Ceará) e o @serifacast (também do Ceará). Confira!

Indicações do Episódio

Playlist:

Série Desenrolando as Eleições no Spotify

Livros:

Ensinando a transgredir – bell hooks (2017)

A escola não é uma empresa – Christian Laval (2019)

Escola e Democracia – Dermeval Saviani (1983)

Educação escolar: políticas, estrutura e organização / José Carlos. Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi (2018)

Podcast:

Anpof – Ensino Remoto: Uma Gambiarra?

Planos de Governo:

LulaBolsonaroCiroTebet

Participações

Conversações Filosóficas: DéboraRaquel

Indicações do episódio

Convidado

Alex Sousa

Alex Sousa, doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, com graduação em Filosofia pela UECE e especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Coordena o Grupo de Estudos em Foucault (GEF-UFC) e é membro do FILODITEC – EDUC/UFC. Integra o Fórum de Professores de Filosofia do Ceará (UECE) e atualmente é redator da BNCC no Ceará. Como objeto de pesquisa na linha de Ética do PPG Filosofia da UFC, pesquisa o pensamento de Michel Foucault, especialmente seus estudos em torno dos modos de subjetivação. Outras temas de pesquisa: Filosofia da Diferença, Ensino de Filosofia, Gênero, Ética, Governamentalidade, Neoliberalismo, Políticas Públicas Educacionais (BNCC e Reforma do Ensino Médio), Pensamento Contemporâneo e Filosofia Francesa.

Perdidos nesse episódio

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Freddy Costa

Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..

Manuh Beserra

Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!