Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Como nascem e morrem os ídolos? Aproveitamos o lançamento do filme Blonde (e Elvis) para falar da construção da fama dos ícones pops, sobre o que ela traz na vida destes artistas e o papel da indústria cultural nessa esfera. Não perde!

Indicações do Episódio

Filmes

Blonde (2022)
Elvis (2022)
Sete dias com Marilyn (2012)
Bonequinha de Luxo (1961)
Tic Tic Boom (2021)
Bohemia Rhapsody (2018)
Rocketman (2019)
Agente Oculto (2022)
A Mulher Rei (2022)
Hounddog (2007)
Show de Truman (1998)
Weird: The Al Yankovic Story (2022)
Séries
Hannah Montana (2011)
I-Carly (2007)
South Park (1997)

Livros

Blonde (1999)
República de Platão
Dialética do Esclarecimento (1947)
Eu estou Feliz porque minha mãe morreu (2022)

Canais

Hollywood Forever Tv

Participações

Débora no Filosofia Pop

Playlist:

Série Desenrolando as Eleições no Spotify

Perdidos nesse episódio

Isabella Alencar

Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.

Reinaldo Feurhuber

Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.