Descrição do Episódio
Neste episódio especial de Halloween, conversamos com a Nara Barreto que, além de psicóloga e bruxona, sabe tudo a filósofa Silvia Federici e suas análises sobre a transformação das mulheres em bruxas pelo patriarcado. Falamos sobre como os homens a frente do Estado e da igreja se utilizaram dessa criação narrativa para o controle e docilização dos corpos femininos. Trouxemos também como a estética bruxa mudou nos filmes e séries com o tempo, assim como a nossa relação com o imaginário do que é uma bruxa.
Indicações do Episódio
Livros
O Calibã e a Bruxa – Silvia Federici
A história da bruxaria – Jeffrey Russell
Prateleira do amor – Valesca Zanello
As coisas que perdemos no fogo – Mariana Enríquez
Uma galinha/O Ovo e a Galinha (Contos – Clarice Lispector)
Os Demônios de Loudun – Aldous Huxley
Filmes e Séries
A feiticeira
Jeannie é um gênio
Abracadabra 1 e 2
Sabrina aprendiz de feiticeira
Jovens bruxas
Convenção das bruxas
O mágico de oz
Castelo rá-tim-bum
Música
Francisco el hombre – triste louca ou má
Perfis Indicados
https://www.instagram.com/tiovirso/
https://www.instagram.com/faetusa_/
https://www.instagram.com/br000na/
Tarab Coletivo – Festival de Dança com Participação da Raquel
Convidado

Nara Barreto
A Nara Barreto é psicóloga e já está virando figura carimbada aqui no Perdidos! Dessa vez ela conversou com a gente sobre as Silvia Federici, as bruxas e o papel da mulher na história. Mais uma vez muito obrigada por participar com a gente!
Perdidos nesse episódio

Freddy Costa
Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..

Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)

Raquel Rocha
Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.