Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Neste episódio trazemos a Vingança pra conversa! Chamamos o Tatiel Zart do Ouse Saber Podcast e discutimos esse conceito saboroso na filosofia, se é possível uma ética na vingança e qual o limite entre ela e a justiça. E é claro, discutimos os filmes, séries e livros que comem esse prato frio.

Indicações do Episódio

Livros

Texto Fernando Fianco – As Tarântulas: Nietzsche e a justiça como ressentimento e vingança

Totem e tabu – Freud

O Mal-estar na civilização – Freud

Genealogia da moral / Assim falou Zaratustra/ Humano, demasiado humano – Nietzsche

A Ralé Brasileira: Quem é e Como Vive – Jessé Souza

O conde de monte cristo – Alexandre Dumas

V de vingança – Alan Moore

Filmes

John Wick

Kill bill

Django

Bastardos Inglórios

Olhos que condenam

Rastros de um sequestro (Netflix)

Sede de vingança (possivelmente 2015)

Vingador do futuro

Trilogia millenium

Bela vingança

Chamas da vingança

Old boy

47 ronins

Séries

Dahmer (2022) – Netflix

Hetfields & macoys

Revenge

Jogo

The last of us – Parte 1

The last of us – Parte 2

Música

Pantera – Becoming

Convidado

Tatiel Zart

Perdidos nesse episódio

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Freddy Costa

Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..

Manuh Beserra

Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!