Descrição do Episódio
Nesse episódio nos aventuramos pelo cinema de fantasia e terror do Guilhermo Del Toro! Junto com Filipe Rodrigues, falamos sobre a estética dos filmes de Del Toro, as questões e diferenças em horror e terror, o belo e o feio de suas obras, a complexidade da relação entre monstros e humanos, pais e filhos, contos de fadas, a ambientação histórias dos seus filmes e seu caráter político e muito mais!
Indicações do Episódio
Filmes do Torito:
Cronos (1993)
Blade II – O Caçador de Vampiros (2002)
Hellboy (2004)
O labirinto Fauno (2006)
Hellboy II – O Exército Dourado (2008)
Círculo de Fogo (2013)
A Colina Escarlate (2015)
A forma da água (2017)
O Beco do Pesadelo (2021)
Pinóquio (2022)
Documentário:
Pinóquio por Guilhermo Del Toro: O cinema feito à mão – Guilhermo Del Todo (2022)
Séries:
O gabinete de curiosidades de Guilhermo del Toro – Guilheme Del Toro (2022)
Neon Genesis Evangelion – Hideaki Anno (1995)
Yellowjackets – Ashley Lyle, Bart Nickerson (2021)
Filmes de outros diretores:
O exorcista – William Friedkin (1973)
Todo mundo em pânico – Keenen Ivory Wayans (2000)
Pinóquio – Robert Zemeckis (2022)
Pinocchio – Matteo Garrone (2020)
Ratatouille – Brad Bird (2007)
O urso do pó branco – Elizabeth Banks (2023)
A vida é bela – Roberto Benigni – (1999)
Baleia – Darren Aronofsky – (2023)
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo – Daniel Kwan, Daniel Scheinert (2022)
Peixe grande e suas histórias maravilhosas – Tim Burton (2004)
Novela:
Amar a morte – Leonardo Padron (2018)
Livros:
Cem anos de solidão – Gabriel Garcia Marques
As origens do totalitarismo – Hanna Arendt
O retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde
As Intermitências da Morte – José Saramago
Contos de Imaginação e mistério – Edgard Alan Poe
Conceitos filosóficos:
O belo e o feio em Platão
O Sublime em Kant
Episódios mencionados:
Convidados
Filipe Rodrigues
Uma enciclopédia ambulante com um hd externo de fazer inveja no quesito aleatoriedades da cultura pop, o nosso convidado de hoje do episódio sobre Guillermo Del Toro é Filipe Rodrigues (@luisfilipers). Com ética e crítica de jornalista, Filipe escreve para o site “tenho mais discos que amigos” e acabou de lançar um perfil no Instagram para comentar e compartilhar opiniões embasadas sobre filmes e séries, o @oififi.
Faça as pazes com seus monstros e ouça o episódio sobre o nosso queridinho com unanimidade, Guillermo Del Torito (não somos íntimos, mas queríamos).
Perdidos nesse episódio
Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)
Manuh Beserra
Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!
Raquel Rocha
Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.