Descrição do Episódio
Neste episódio vamos entrar no debate sobre o polêmico livro “Que bobagem!” da Pasternak e Orsi. Falaremos especificamente sobre a Psicanálise, com o auxílio do Fernando Facó, para dizer se a psicanálise precisa mesmo ser definida como ciência.
Indicações do Episódio
Filmes:
1917
Nada de novo no front
Meu pai
Livros:
Diálogos sobre o conhecimento. Paul Feyerabend
A Ciência em uma sociedade livre. Paul Feyerabend
Perdidos nesse episódio

Débora Fofano
Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também pesquisa filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Maneu Messias
Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.

Mateus Nascimento
Mateus Nascimento é graduado em Filosofia pela UECE, músico e produtor musical, além de colecionador de discos e pesquisador de musicalidades. É também editor e host do podcast Perdidos na Paralaxe.