Descrição do Episódio
No mais recente episódio do Perdidos na Paralaxe, os quase famosos Isabella Alencar, Manuh Beserra, Raquel Rocha e Reinaldo Feurhuber mergulham em uma reflexão profunda sobre os limites e a ética ao seguir um ídolo. O episódio destaca o papel dos ídolos da cultura pop na sociedade capitalista contemporânea, explorando suas implicações no consumo e na constante ansiedade social gerada pela busca por participar dos grandes eventos protagonizados por essas figuras. Além disso, os Perdidos discutem a relação entre paixões e esses ídolos midiáticos, abordando as responsabilidades das empresas organizadoras de megaeventos diante dos incidentes recentes, como os problemas de saúde e as tragédias decorrentes da onda de calor nos shows realizados no Rio de Janeiro. Essa investigação filosófica sai em busca uma visão crítica – tentando fugir do mainstream – sobre a influência dos ídolos, bem como sobre as implicações sociais e éticas envolvidas na cultura do entretenimento contemporâneo.
Indicações do Episódio
Livros
Fãs, ídolos e cultura popular – Henry Jenkins
Meu coração diz teu nome – Cris Lisboa
Filmes
Tudo por uma estrela
This is it – michael jackson
Artistas
Rita Wainer – https://www.instagram.com/ritawainer/
https://www.instagram.com/jaiane.mdemaria/
Links
O que as pessoas estão se recusando a compreender é que o que ocorreu no show da Taylor Swift é "apenas" mais um capítulo da privatização do acesso à água no país: é o momento em que uma entidade privada se arvora da capacidade de cercear os direitos fundamentais de uma pessoa.
— Orlando Calheiros (Escutem o Cálice!) (@AnarcoFino) November 19, 2023
Perdidos nesse episódio
Manuh Beserra
Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!
Raquel Rocha
Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.
Reinaldo Feurhuber
Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.