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Descrição do Episódio

No mais recente episódio do Podcast Perdidos na Paralaxe, mergulhamos em uma conversa com Ana Paula Barbosa, do Narrativa Feminina, onde exploramos a trajetória e a batalha contínua das mulheres na indústria cinematográfica. As Paraláticas uniram forças com nossa convidada para analisar o papel crucial que as mulheres desempenharam desde os primórdios do cinema, tanto na introdução da narrativa ficcional quanto na influência técnica que moldou a estética cinematográfica. Nossa discussão não apenas ressaltou a importância das diretoras e produtoras na criação de histórias de diversos gêneros, mas também destacou o poder transformador de um olhar plural e inclusivo, transcendendo fronteiras de gênero, e seu papel vital na renovação e perpetuação da sétima arte no século 21.

Indicações do Episódio

Filmes/Documentários:

– Como nossos pais, diretora: Laís Bodanzky
– Bicho de sete cabeças, diretora: Laís Bodanzky
– A viagem de Pedro, diretora: Laís Bodanzky
– Matrix, diretoras: Lilly e Lana Wachowski
– Valente, diretores: Brenda Chapman e Mark Andrews
– Frozen, diretores: Jennifer Lee, Chris Buck, Stevie Wermers, Kevin Deters
– Lady Bird, diretora: Greta Gerwig
– Barbie, diretora: Greta Gerwig
– Adoráveis Mulheres, diretora: Greta Gerwig
– O mistério do Dominó Preto, diretora: Cléo de Verberena
– Amor Maldito, diretora: Adélia Sampaio
– Mamma mia!, diretora: Phyllida Lloyd
– Mulher-Maravilha (2017), diretora: Patty Jenkins
– Capitã Marvel, diretora: Anna Boden e Ryan Fleck
– Crepúsculo, diretora: Catherine Hardwicke
– 50 tons de cinza, diretora: Sam Taylor-Johnson
– Para todos os garotos que já amei, diretora: Susan Johnson
– Vidas Passadas, diretora: Celine Song
– Nomadland, diretora: Chloé Zhao
– O que terá acontecido a Baby Jane, diretor: Robert Aldrich
– Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, diretora: Carla Camurati
– Que horas ela volta?, diretora: Anna Muylaert
– Psicopata Americano, diretora: Mary Harron
– Shrek, diretores: Mike Mitchell, Vicky Jenson, Andrew Adamson, Gary Trousdale, Conrad Vernon, Kelly Asbury, Chris Miller
– O piano, diretora: Jane Campion
– Aftersun, diretora: Charlotte Wells
– Carmen Miranda: Bananas is my Business, diretora: Helena Solberg
– Racionais, diretora: Juliana Vicente
– Café com Canela, direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio
– Divinas Divas, diretora: Leandra Leal
– Caramelo, diretora: Nadine Labaki
– Cafarnaum, diretora: : Nadine Labaki
– Um dia com Jerusa, diretora: Viviane Ferreira
– O retrato de uma jovem em chamas, diretora: Céline Sciamma
– A pequena mamãe, diretora: Céline Sciamma
– Lírios D’´Água, diretora: Céline Sciamma
– Garotas, diretora: Céline Sciamma
– A Mulher Rei, diretora: Gina Prince-Bythewood
– The old guard, diretora: Gina Prince-Bythewood
– A vida secreta das abelhas, diretora: Gina Prince-Bythewood

Demais diretoras de cinema citadas no episódio:

– Petra Costa
– Cléo de Verberena
– Nora Ephron
– Nancy Meyers
– Anny Fletcher
– Agnès Varda
– Yasmin Thayná

Livros/Quadrinhos:

– “Perigosas Sapatas” de Alison Bechdel
– “A Guerra não tem rosto de mulher” de Svetlana Alexijevich
– Escritora: Monique Wittig

Links:

https://mulhernocinema.com/

Perdidos nesse episódio

Manuh Beserra

Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.