Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

2023 foi um ano muito complexo, cheio de altos e baixos, passando por temas que destacam o pior da humanidade como as guerras, debates filosóficos importantes sobre o futuro do cinema e da cultura pop, até questões sobre o que são as ciências e as filosofias e os seus papéis como instrumento de transformação ou conservação da realidade. Diante dessa montanha russa que é ser brasileiro em 2023, aqui vai nosso episódio com as retrospectivas dos 8 perdidos sobre como foi sobreviver a 2023. Relembrando todos os episódios deste ano, vamos contar o que gostamos, desgostamos e não gostamos em 2023 e também refletir sobre o que achamos hoje do que achamos antes do Mundo e do Brasil de 2023. Aproveitem galera e até ano que vem.

Indicações do Episódio

Perdidos nesse episódio

Freddy Costa

Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..

Reinaldo Feurhuber

Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.

Mateus Nascimento

Mateus Nascimento é graduado em Filosofia pela UECE, músico e produtor musical, além de colecionador de discos e pesquisador de musicalidades. É também editor e host do podcast Perdidos na Paralaxe.

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Maneu Messias

Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.

Manuh Beserra

Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.