Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

Nesse episódio invadimos a Onda estranha de Yorgos Lanthimos para pensar sua personagem Bella Baxter em Pobres Criaturas. Passando por reflexões que envolve o feminino e o poder para controle de nossos corpos, nos questionamos: as mulheres tem direito ao desejo? Vem com a gente pensar sobre poder, saber, verdade, construção e reprodução social que envolve o que é o feminino.

Indicações do Episódio

Livros:

O segundo sexo – Simone de Beauvoir

Frankenstein – Mary Shelley

O ponto zero da revolução: Trabalho doméstico, Reprodução e Luta Feminista – Silvia Federici

Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade – Judith Butler

Decolonizando afetos – Geni Núñez

Filmes:

Dente Canino (2009) Yorgos Lanthimos

A favorita (2018) Yorgos Lanthimos

O lagosta (2015) Yorgos Lanthimos

Frankestein (1931) James Whale

O curioso caso de Benjamin Button (2018) – David Fincher

Crepúsculo (2008; 2009;2010;2011;2012) – Catherine Hardwicke, Bill Condon, Chris Weitz, David Slade.

Anatomia de uma queda (2023) – Justine Triet

O farol ( 2019) – Robert Eggers

Meu amigo Hindu ( 2016) Héctor Babenco

Séries:

True Blood (2008 – 2014) Netflix

Dark (2017) Netflix

Wandinha (2022) Netflix

Novela:

Renascer (2024)

***Corrente cinematográfica citada pela Manuh Beserra: A onda estranha grega.

Música:

Todxs Putx – Ekena

Vídeo Youtube com a pesquisa da Raquel: “Cuidado de si e dança do ventre: uma estética da existência feminista”.

Canal Conversações Filosóficas:  https://www.youtube.com/watch?v=ZH_xK91o_8I&t=183s

Perdidos nesse episódio

Débora Fofano

Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também  pesquisa  filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do  Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.

Manuh Beserra

Emanuelle Beserra, Fortaleza-CE, graduada e mestre em filosofia pela UECE, Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC, desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, Escola de Frankfurt e os mass media. Tem como área de interesse o estudo da estética e da educação. Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Pesquisadora do grupo Educação, teoria crítica e filosofia contemporânea CNPq. Desenvolve projetos de cinema, criadora do projeto Cine Sertão Princesa. Nas horas vagas gosta de um batuque, é uma amante da música e da cultura de modo geral. E se é para falar de cinema, mesmo não sabendo ela vai!

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.