Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

No mais recente episódio de Perdidos na Paralaxe, mergulhamos profundamente no fascinante mundo de Avatar. Junte-se a nós enquanto dobramos paralelos entre a versão animada de 2005 e a aguardada adaptação live action de 2024, lançada pela Netflix.
Conversamos com o professor Edmundo Steffen, que dividiu um pouco de suas perspectivas e explorações desse mundo ficcional em suas salas de aulas.
Nossa discussão abordou a perspectiva ocidental na interpretação das filosofias orientais, destacando a influência do Taoísmo, Confucionismo e outras correntes filosóficas na construção da política e ética dentro da narrativa. Investigamos a alegoria do imperialismo, industrialismo e colonialismo representada pela Nação do Fogo, e como essa tentativa de domínio sobre as outras nações ecoa dilemas éticos atemporais.
Dobramos fogo, terra, água e ar para além do mundo espiritual e sua relação com o desenvolvimento do protagonista, Aang. Analisamos sua jornada em busca do equilíbrio dos quatro elementos, impulsionado por um sentido profundo de amizade e comunidade e como sua busca pacífica pela harmonia ressoa como um lembrete poderoso da importância de valores como compaixão e cooperação, especialmente em tempos de conflito e divisão.
Prepare-se para uma viagem através de um mundo de aventura, filosofia e reflexão ética. Suba na Appa e embarque conosco neste episódio imperdível de Perdidos na Paralaxe.

Indicações do Episódio

Convidados

Edmundo Steffen

Sigam o @profedworld

Perdidos nesse episódio

Freddy Costa

Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..

Reinaldo Feurhuber

Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.

Mateus Nascimento

Mateus Nascimento é graduado em Filosofia pela UECE, músico e produtor musical, além de colecionador de discos e pesquisador de musicalidades. É também editor e host do podcast Perdidos na Paralaxe.

Maneu Messias

Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.