Descrição do Episódio
Esse episódio do Perdidos na Paralaxe é um crossover com o Portal e Podcast Cinema(Ação), conduzido pelo Rafael Arinelli. Nele vamos fazer um trabalho investigativo, tentando desvendar quem é o culpado pela morte do cinema.
Depois que Martin Scorcese acusou os filmes a Marvel de assassinarem o cinema e muitas outras pessoas se preocuparem com o futuro da mídia, no pós-pandemia, povoado por uma infinidade de serviços de streaming, muito se especula se esses são os momentos derradeiros da sétima arte.
Qual será o futuro do cinema para a geração TikTok? Ela será capaz de ressuscitar numa era onde a economia da atenção transforma tudo em conteúdo?
Essas e outros perguntas vamos tentar responder nesse episódio.
Indicações do Episódio
Conheça
Cinem(ação) 500: Criando um filme
Livros
Critica da faculdade do juízo – Kant
A história da beleza – Umberto eco
O que é o contemporâneo – Agamben
Podcast
Youtube
Filmes
Quanto tempo o tempo tem – Netflix (2015)
O artista
Babylon
Rainman
Jerry Maguire
História de um casamento
Cenas de um casamento
O sétimo selo
Rambo
Rocky
Exterminador d futuro
Pinóquio del toro
O irlandês
Guia pervertido da ideologia
Guia perverso do cinema
A invenção de Hugo cabret
Convidados
Rafael Arinelli
Rafael Arinelli, publicitário, pós-graduado em design estratégico, tem uma empresa focada em marketing digital, entretenimento e criação chamada ISSOaí Design. Em 2010 criou o site Cinem(ação) junto com outros amigos, um site focado em cinema e audiovisual. Em 2012 lançou o primeiro podcast Cinem(ação), um dos primeiros focados na produção, crítica e discussão ao redor te temas que envolvem a sétima arte. Rafael é apresentador e editor do podcast que hoje é considerado um dos 50 maiores podcasts de TV e Cinema do Brasil.
Com uma visão questionadora, Rafael se propõe a desconstruir o mercado cinematográfico brasileiro e mundial, afim de encontrar respostas complexar para problemas diversos. Em seu podcast, entrevista profissionais da área, discute sobre filmes e propõe filosofar sobre assuntos que permeiam a arte e a cultura.
Perdidos nesse episódio
Maneu Messias
Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.
Reinaldo Feurhuber
Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.
Freddy Costa
Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..