Também Disponível em

Google Podcasts
TuneIn Podcasts
Stitcher
Radio Public Podcasts
Castbox Podcasts
iHeartRadio Podcasts

Descrição do Episódio

No episódio mais recente do Podcast Perdidos na Paralaxe, mergulhamos profundamente no mundo do Estoicismo e sua intersecção com o capitalismo tardio, o neoliberalismo e a era dos coaches. Guiados pelo Prof. Dr. Aldo Dinucci, uma das maiores autoridades em pensamento estóico no Brasil, os paraláticos exploraram as origens da filosofia estóica na antiguidade e como ela foi percebida pela sociedade ao longo de vários períodos.

Buscamos a verdadeira essência do modo de vida estóico e questionamos se é possível ser estóico hoje. Além disso, investigamos como o modo de produção capitalista neoliberal se apropriou do conhecimento estóico, reduzindo-o a um conjunto de práticas para tolerar as pressões da vida moderna.

Também discutimos os coaches, gurus de negócios e bilionários que afirmam conhecer e/ou viver a filosofia estóica. Será que essa postura é sincera, equivocada ou simplesmente uma estratégia para vender cursos online de como vender cursos online?

Indicações do Episódio

Conheça

https://aldodinucci.blogspot.com/

Livros:

Cartas à Lucílio – Sêneca

Madame Satã: Autobiografia – João Francisco dos Santos

Viver é melhor que sonhar: Os últimos caminhos de Belchior – Chris Fuscaldo , Marcelo Bortoloti

A teoria dos sistemas – Niklas Luhmann

O guia do Mochileiro nas galáxias –  Douglas Adams

O mundo se despedaça –  Chinua Achebe

Todas as cores do céu –  Amita Trasi e Caroline Chang

Uma longa queda –  Nick Hornby

Série:

Vida a bordo – Netflix

The boys – Prime Vídeo

Filme:

Madame Satã – Karin Aïnouz (2002)

O Menu –  Mark Mylod  (2022)

Podcast:

A Coach – Chico Feliti

Episódio PP:

# ócio

# novelas da record

#Belchior

Convidados

Aldo Dinucci

Perdidos nesse episódio

Raquel Rocha

Filósofa, dançarina do ventre, produtora, podcaster. Graduada e mestre em Filosofia pela UECE, doutora em Filosofia UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária CLiPES (UFBA), onde coordena a linha de pesquisa Estudos e Poéticas do corpo; do Grupo de Teoria Crítica e Educação (FACED/UFC); do NuFFC – Núcleo de Filosofia Contemporânea Francesa (UFRJ). Dançarina do ventre com formação básica pela CoArt (UERJ) e formação continuada pelo Oriental Studio de Dança (RJ) e curso de extensão em dança do ventre “ Despertar da deusa” pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas acerca das temáticas de filosofia contemporânea, ética, política, estética, feminismo, corpo, subjetividade, educação, história da filosofia, cultura. Atua sempre em um esforço de pensar a filosofia a partir do corpo e das questões cotidianas.

Reinaldo Feurhuber

Reinaldo Feurhuber cursou licenciatura em Filosofia na UMESP, publicitário, atua como diretor de arte e é também ilustrador em diversos projetos, incluindo capas de livros e arte finalizações de quadrinhos no Brasil e nos EUA.

Mateus Nascimento

Mateus Nascimento é graduado em Filosofia pela UECE, músico e produtor musical, além de colecionador de discos e pesquisador de musicalidades. É também editor e host do podcast Perdidos na Paralaxe.