Descrição do Episódio
Neste episódio de estreia vamos questionar sobre a realidade. Como a física e a filosofia buscam respostas sobre a verdade do que existe e como a cultura pop tentou retratar essa questão. Pra isso, a Débora Fofano (@filosofa.deinterrogacao) e o Freddy Costa (freddy__costa) convidam a Lia Freitas (@liafreitasfilo) e o Rafael Siqueira pra um debate profundo e divertido sobre o tema.
Convidado
Rafael Siqueira
Perdidos nesse episódio
Débora Fofano
Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também pesquisa filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.
Freddy Costa
Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..
Isabella Alencar
Isabella Alencar, ou bell, é uma admiradora da literatura que divide seu tempo em ser psicóloga acadêmica e clínica, cuidadora de gatos e ir em shows e festivais de música. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar pela Universidade de Brasília, é também mestre em Psicologia e Educação utilizando como base teórica a Psicologia Cultural Semiótica. Suas pesquisas são atravessadas por questões de Gênero e Sexualidade e, atualmente, tem estudado a Teoria Queer com mais afinco. Desde maio de 2021, administra uma página na internet na qual cria conteúdos literários e ajuda a promover o hábito de leitura (@bel.blioteca)