Descrição do Episódio
Neste episódio #4 viemos descobrir o que são as Distopias. Você sabe o que a filosofia tem a ver com mundos distópicos? Falamos sobre as principais obras, além das distopias adolescentes, brasileiras e nos perguntamos: seria o Brasil atual uma permanente distopia? Então além de nós, Débora Fofano (@filosofa.deinterrogacao) e o Freddy Costa (@freddy__costa), convidamos a Emanuelle Beserra (@manuhbeserra) e Daniel Figueiredo (@srdanielfigueiredo) para esse papo distópico.
Indicações no episódio:
Livro: “1984”, “Admirável mundo novo”; “Fahrenheit 451”; “Nós”; “Laranja Mecânica”; “Revolução dos Bichos”; “O Senhor das Moscas”; “As viagens de Gulliver”; “A máquina do tempo”; “O processo”; “Não verás país nenhum”; “A caverna”; “Ensaio sobre a cegueira” e “1993”.
Filmes: “Metropolis”; “Mad Max”; “Jogos Vorazes”
Série: “Black Mirror”, “3%”; “Love, Death & Robots”; “The Handmaid’s Tale”
Podcasts: “Hora da distopia” e “Consórcio Nordeste de Filosofia”
Convidados
Daniel Figueiredo
Manuh Beserra
Perdidos nesse episódio
Débora Fofano
Débora Klippel Fofano, Petrópolis – RJ, licenciada e mestre em filosofia pela UECE, doutoranda em Filosofia e Sociologia da Educação na UFC, onde desenvolve pesquisa sobre Ideologia e Violência na Educação. Atualmente é professora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC). Pesquisadora do Grupo Teoria Crítica, Filosofia Contemporânea e Educação(FACED/UFC). Também pesquisa filósofas e ensino de filosofia fazendo parte do coletivo de filósofas YebáBeló e do Fórum de Professores de Filosofia do CE. É criadora de conteúdo da página @filosofa.deinterrogacao no Instagram, do Podcast Perdidos na Paralaxe e do Projeto Aconchego Filosófico. Militante Feminista organizada, também é mãe, muitas reticências, curte rock ‘n roll e vira crítica de arte depois de umas cervejas.
Freddy Costa
Músico, fotógrafo, diretor musical de teatro e podcaster. Graduado em filosofia e mestre em sociologia, ambas formações pela Universidade Federal do Ceará.
Atuante na área musical desde 2000, participou de projetos autorais como as bandas Baque Lírico e Capotes Pretos na Terra Marfim, tocando nos principais eventos de Fortaleza. Atua como diretor musical do espetáculo “A noiva e o Condutor” desde 2010, participando de eventos de âmbito nacional.
Fotógrafo desde 2014, se especializou em trabalhos com shows e espetáculos, além de moda e ensaios.
Host, produtor e editor do podcast Perdidos na Paralaxe..