Parte 01 e 02 de 03

A crítica a seguir diz respeito única e exclusivamente ao capítulo denominado ” Psicanálise e outros Psicomodismos”.

A primeira coisa a se deixar claro é que uma análise profunda de qualquer tema requer estudos proporcionalmente profundos. Dito isto, é humanamente impossível que dois pesquisadores: uma bióloga e um jornalista não levassem décadas para rastrear todo o debate secular em torno da Psicanálise.

Quando academicamente queremos expandir o debate, usamos o recurso da organização de livro. Convidamos diversos grupos de pesquisa com expertise em diversas áreas para Abranger com maior profundidade temas que seriam impossíveis para um único indivíduo.

 Documentário: The Red Pill A Pilula Vermelha
prof.dr. mario eduardo e o jornalista carlos orsi

De antemão, que já fique claro que o conteúdo do capítulo aqui tratado nada tem de acadêmico. Trata-se da mais pura blogueiragem, polemismo e midiatismo.

Dito isto, diferente do Professor Mario Eduardo da Psiquiatria da Unicamp, vou me ater a explicar o porquê o conceito de ” Pseudociência”, dentro os saberes lastreados academicamente, esta d
Orientador a Psicanálise e a Economia Política de Marx.

Algo que não é tema do capítulo,mas que é importante para compreender o todo.

O Conceito de Pseudociência foi criado por Karl Popper, por volta dos anos 30 na obra ” A Lógica da Pesquisa Científica”.

Popper foi um dos fundadores da Sociedade de Mont Pelerin, junto com Hayek e Mises: os famosos pais do novo liberalismo, ou seja, do neoliberalismo.

Um das grande premissas da sociedade Mont Pelerin é abordar uma diversidade de áreas do conhecimento a parti da racionalidade neoliberal que prima pela ” competição de mercado”.

Não é atoa que Popper tratará como ciência, ou hipótese científica, aquela que pode ser falseada por outra. Perceba com isso a lógica da ciência de mercado. O que nós anos 70 Bourdieu chamaria de ” Capital científico” em sua crítica a invasão da racionalidade neoliberal sobre a ciência moderna.

Popper tomará como seu principal rival no início desse debate a grande Escola oposta a posição política da sociedade Mont Pelerin: a Escola de Frankfurt.

O trabalho de Popper consistiu em grande parte descredibilizar qualquer forma de crédito as bases do pensamento da Escola: logo a Psicanálise

O trabalho de Popper consistiu em grande parte descredibilizar qualquer forma de crédito as bases do pensamento da Escola: logo a Psicanálise

Sobre a lógica das ciências sociais

Theodore Adorno imaginado pelo Midjourney

Publicado pela primeira vez 1972, o texto do filósofo e sociólogo alemão T.W Adorno é uma profunda crítica as 27 teses de Karl Popper sobre as Cientificidade das ciências sociais.

Afirmei previamente que Popper é um dos responsáveis por imprimir a lógica da competição de mercado à pesquisa científica.

Popper tentará demostrar em suas 27 teses que a ciência deve ser situacional, ou seja, tomando como exemplo uma economia ” econométrica”, Popper propõe que as ciências devem em larga medição ater-se a modelos temporários passivos de falsificação.

O criticismo de Popper reside no fato de que uma ” boa” hipótese Científica é aquela que resiste a uma espécie de ” seleção natural” científica.

Em seu texto, por sua vez, Adorno recorrerá a historicidade do problema. Para ele ao deslocar o Método do interesse e conecta-lo Unicamente ao objeto, Popper perde a dimensão política da ciência.

Em outros termos, segundo Adorno, Popper instrumentaliza a ciência como algo que tem como objetivo a resolução pragmática de problemas sem retornar a questão da Invenção do problema.

Assim, para Adorno, Popper estaria extirpando da ciência qualquer crítica a ideologia e resumindo a ciência a execução de protocolos.

Karl Popper imaginado como lutador pelo midjourney

Karl Popper imaginado pelo Midjourney

Ou seja, para Popper, um conhecimento cujo método aponta para a compreensão de um problema e não para a resolução não pode ser portanto um conhecimento verdadeiramente Científica.

Popper, será o arauto do que Lyotard chamou de Pós-modernidade em sua dimensão fragmentária. Nesse sentido a teoria não só estaria subsumida ao método como ela mesma seria descartável.

Para o Falsificacionismo de Popper não existe algo como uma Teoria sociológica científica. Poderíamos dizer que a única sociologia possível seria uma sociometria. Não uma teoria Social, mas o que séria o embrião de uma ciência de dados

Adorno aponta em Popper o surgimento de uma ciência sem teoria

Está pragmática inválida qualquer dimensão meta-narrativa tais como a Psicanálise, a Economia Política e a teoria do Darwinismo.

Todavia, aqui está um ponto de interesse para essa linha de raciocínio. Porque é o Darwinismo não é alvo dos “NeoPositivistas”?

Maneu Messias

Maneu Messias. Psicólogo, psicanalista, músico, apaixonado por neurociências e ciências em geral. Doutor em Psicologia. Professor universitário desde 2016. Amante de cinema, games, séries e culturapop. Ainda desejando fazer faculdade de artes visuais e economia. Fortemente chegado em esportes radicais como escalada e paraquedismo e qualquer outra coisa que a minha ansiedade diga pra fazer. Co-Host do podcast Perdidos na paralaxe.