Blog
Outros pontos de vista em movimento.
Nosso blog possui artigos, vídeos, reflexões e discussões que agregam pontos de vista dos temas de nossos episódios, ou de nossos Perdidos.
Postagens Recentes
Analisando Bobagens
Para o Falsificacionismo de Popper não existe algo como uma Teoria sociológica científica. Poderíamos dizer que a única sociologia possível seria uma sociometria. Não uma teoria Social, mas o que séria o embrião de uma ciência de dados.
Pororoca de Chorume de RedPill, Sigmas, Velhos da Lancha.
O que tá acontecendo com o Homem contemporâneo? A resposta imediata a está pergunta é nada que
Zizek, Freud, DeCerteau e De Volta para o Futuro…
E se você fosse quem você seria se você fosse quem você seria se não fosse o quem você é por não escolher o caminho que te fez ser quem você não seria quando se tornou quem você é?
O Perdidos agora está na Twitch e no Youtube
Acompanhe as lives do Perdidos na Paralaxe na Twitch TV e no canal do YouTube! Twitch TV: https://www.twitch.tv/perdidosnaparalaxe YouTube:
Aquela leitura que faz a gente se perder em um tempo de suspiro
O Livro da Cris Lisboa é recomendado para aqueles dias em que a gente precisa ler algo bonito, fazer aquele carinho no peito em desague ou para os dias em que só precisamos mesmo de um momento de suspiro e leitura leve. Tem um coração que faz barulho de água nos leva em uma leitura atravessada por músicas, cheiro de mar, café coado na hora, pôr do sol.
Elvis: do Maximalismo existencial à Epidemia de opiáceos
Nos “Contos da era do Jazz”, Scott Fitzgerald, retrata a intensidade do entre guerras no mundo ocidental a partir
Navegue pelos episódios
Explore temas, convidados em nosso podcast.
#103 – Estoicismo na Era dos Coachs
No episódio mais recente do Podcast Perdidos na Paralaxe, mergulhamos profundamente no mundo do Estoicismo e sua intersecção com o capitalismo tardio, o neoliberalismo e a era dos coaches. Guiados pelo Prof. Dr. Aldo Dinucci, uma das maiores autoridades em pensamento estóico no Brasil, os paraláticos exploraram as origens da filosofia estóica na antiguidade e como ela foi percebida pela sociedade ao longo de vários períodos. Buscamos a verdadeira essência do modo de vida estóico e questionamos se é possível ser estóico hoje. Além disso, investigamos como o modo de produção capitalista neoliberal se apropriou do conhecimento estóico, reduzindo-o a um conjunto de práticas para tolerar as pressões da vida moderna. Também discutimos os coaches, gurus de negócios e bilionários que afirmam conhecer e/ou viver a filosofia estóica. Será que essa postura é sincera, equivocada ou simplesmente uma estratégia para vender cursos online de como vender cursos online?
#102- Vigiar e Punir as Redes Sociais
No episódio de hoje conversamos com a Clara Matheus do Mimimídias sobre as gigantes da tecnologia, o universo das plataformas digitais e seus desdobramentos políticos e filosóficos, a partir de um ponto de vista paralático. Como as redes sociais atravessam nossa subjetividade? Será que é necessário vigiar e punir as ‘Big Techs’?
#101- Rio Grande do Sul e o Caos Climático Global
No episódio de hoje conversamos sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, mas a situando em um contexto global de mudanças climáticas produzidas pelo avanço desenfreado da lógica exploratória do capitalismo sobre a natureza. Para isso trouxemos Alexandre Costa, um dos mais renomados estudiosos do clima e um militante comprometido com a crítica ao modo de vida capitalista e os caminhos devastadores que temos pela frente. Alexandre Costa é dono do canal “O que você faria se soubesse o que eu sei?”, uma pergunta que nos coloca de frente da nossa responsabilidade crítica, diante a necessidade de pensar e agir na construção de uma defesa intransigente do clima, da natureza e de outros modos de vida.
#100 – História do Ensino de Filosofia no Ceará
Neste centésimo episódio, convidamos a Cristiane Marinho e o Alex Sousa para falar sobre o livro História do Ensino de Filosofia no Ceará. Discutimos sobre a necessidade de conhecer a história da filosofia feita no Ceará, os filósofos que marcaram o pensamento, como ensinar filosofia no contexto do Novo Ensino Médio e muito mais!
#99 – Desdobrando a Filosofia em Avatar
No mais recente episódio de Perdidos na Paralaxe, mergulhamos profundamente no fascinante mundo de Avatar. Junte-se a nós enquanto dobramos paralelos entre a versão animada de 2005 e a aguardada adaptação live action de 2024, lançada pela Netflix. Conversamos com o professor Edmundo Steffen, que dividiu um pouco de suas perspectivas e explorações desse mundo ficcional em suas salas de aulas. Nossa discussão abordou a perspectiva ocidental na interpretação das filosofias orientais, destacando a influência do Taoísmo, Confucionismo e outras correntes filosóficas na construção da política e ética dentro da narrativa. Investigamos a alegoria do imperialismo, industrialismo e colonialismo representada pela Nação do Fogo, e como essa tentativa de domínio sobre as outras nações ecoa dilemas éticos atemporais. Dobramos fogo, terra, água e ar para além do mundo espiritual e sua relação com o desenvolvimento do protagonista, Aang. Analisamos sua jornada em busca do equilíbrio dos quatro elementos, impulsionado por um sentido profundo de amizade e comunidade e como sua busca pacífica pela harmonia ressoa como um lembrete poderoso da importância de valores como compaixão e cooperação, especialmente em tempos de conflito e divisão. Prepare-se para uma viagem através de um mundo de aventura, filosofia e reflexão ética. Suba na Appa e embarque conosco neste episódio imperdível de Perdidos na Paralaxe.
#98 – Platão, Foucault e A Estética do Corpo
Neste episódio celebramos nossa fase fitness e conversamos sobre a relação entre corpo e mente, de como os exercícios físicos e alimentação também são questões importantes para a filosofia. Tome sua creatina e venha conferir esse programa!
Não perca nenhuma novidade.
Apenas nos diga seu e-mail que lhe manteremos informado.